PUBLICIDADE
MANÁ DIÁRIO 19 DE OUTUBRO

 

Maná Diário
19/10/2018

Cuidado com a desonra!

“Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.” Gn9.20-25

Nessa passagem Noé e sua família já tinham passado pelo dilúvio, a Bíblia diz que Noé era um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos e que ele andava com Deus. 

Com certeza esse comportamento de Noé não foi correto, mas o que a Bíblia mostra é a atitude transloucada de Cam em ter o ridicularizado ao expor a sua nudez. Diferentemente de Cam, seus irmãos, Sem e Jafé, não se acharam dignos de vê-lo daquela forma e se puseram de costas até cobrí-lo com uma capa.

O resultado dessa atitude trouxe sérios problema para Cam e para toda sua descendência, pois Noé o amaldiçoou e o tornou escravo dos seus irmãos.

Hoje em dia, infelizmente, a honra as autoridades, incluindo pais, pastores, policiais, professores e líderes de forma geral, tem se tornado raro entre todos. Eu sou do tempo de honrar os mais velhos, mas hoje isso parece que é uma utopia.

Eu creio que o maior problema tem começado dentro de casa, se um filho não respeita os seus pais, dificilmente, ele irá respeitar alguma autoridade, pelo contrário, ele terá uma dificuldade tremenda em ser um bom aluno, profissional, patrão ou qualquer outra coisa que ele queira ser.

Que possamos ter a Palavra de Deus como referência e entendamos que honrar pai e mãe é bíblico, veja:

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” Ef6.1-3

Que você possa cumprir a Palavra de Deus no que diz respeito à honrar seus pais, se você não tem mais os seus pais vivos, honre a memória deles e se você tem filhos, ensine-os a honrar as autoridades, em nome de Jesus. Amém!

www.radioverboweb.com

Pr. Roberto Palhano